"A saúde é prioridade para nós"
Em entrevista ao DI Play, Wilson Lima (MDB), candidato a prefeito de Cordilheira Alta pela coligação "Todos por Cordilheira" (Federação Brasil da Esperança-PT, PCDOB e PV, além do MDB), falou sobre as propostas de campanha. Luiz Carlos Giordan (PT) é o candidato a vice-prefeito na chapa. Confira os principais tópicos da entrevista:
Nesta área, tenho uma experiência muito grande. Sabemos que a tecnologia veio para nos ajudar. Temos muito pensado no atendimento ao agricultor, no que se refere ao suporte na hora em que ele precisa, pois ele dá uma renda muito boa ao município. 38% da arrecadação de Cordilheira vem da agricultura, por isso, temos que valorizar o agricultor. O 1º passo é valorizar a pessoa do agricultor, além da questão da época da silagem, a produção de suínos, aves, distribuidores de adubos e os trabalhos de máquinas, que estão estragadas e com problemas, por falta de cuidado ou gestão.
São vários relatos dizendo para nós sobre o descaso atualmente da saúde em Cordilheira Alta. Teremos uma equipe pronta, qualificada para receber os pacientes da melhor forma possível. A saúde é prioridade para nós. Sabemos que temos que trazer inovações para dentro da secretaria. Prédios a gente já possui, mas de fato temos que olhar para o ser-humano de Cordilheira Alta, ser humanos, respeitar as pessoas. Por isso, vamos estar ampliando o nosso trabalho de atendimento, como fazer o terceiro turno, o horário estendido, além de fazer um pronto-atendimento, onde o paciente não vai ficar esperando em filas ou ficar agendando para fazer uma consulta.
Temos ouvido, tanto dos pais quanto de professores, que precisamos dar um choque de gestão na educação. Precisamos fazer com que a comunidade escolar seja bem acolhida e respeitada. E no nosso partido temos pessoas capacitadas para administrar o nosso município e a educação. A gente sabe das dificuldades e a gente vai implementar um sistema melhor, onde as pessoas sejam valorizadas, onde os alunos se sintam bem, e os professores não se sintam intimidados a expressarem aquilo que aprenderam na faculdade. Também vamos resgatar a cultura do município, quando as pessoas mais idosas faziam o tradicional Jantar Italiano, onde as pessoas mais velhas participavam. Fazer as festas tradicionais, as festas juninas nas escolas, integrar os pais alunos, professores e gestores. No esporte, temos um ginásio de esportes que acabou, por muito tempo, sendo fechado. E temos que utilizar, trazer as pessoas de volta.
Cordilheira Alta precisa aproveitar o momento, viver o momento de estar próxima de Chapecó, trazendo o desenvolvimento para o nosso município também. A gente pensa muito na questão da BR-282. Já passei para a minha equipe de trabalho essas orientações. Precisamos aproveitar a BR-282, que corta o nosso município, tem muito tráfego, muitas pessoas transitam por lá e não estamos aproveitando o lado bom dessa travessia. Chapecó está chegando bem próximo de Cordilheira Alta.
Tenho certeza que, com o incremento da habitação, que vamos implantar, pois há muito tempo não se cria os conjuntos habitacionais ou volta a habitação em Cordilheira Alta com o apoio do setor público, e o aproveitamento das áreas industriais próximas a BR-282, não tenha dúvida, o crescimento de Cordilheira vai ser muito bom, vai ser bem produtivo, e logo, logo estaremos juntos com Chapecó, formando praticamente um município só.
Temos pessoas na minha coligação que estão comprometidas com Cordilheira Alta. No início, sabemos que temos muitas dificuldades e precisamos estancar alguns problemas que estão sendo relatados por eleitores de Cordilheira, além do parque de máquinas, que precisamos estruturar, que está defasado. Mas acima de tudo, o ponto fundamental, que temos que trabalhar forte e em princípio, é o atendimento à saúde. É humanizar a nossa saúde, e fazer com que o cidadão seja bem atendido. E depois a educação, as estradas, a agricultura e a água, em que vamos fazer sistemas de tratamento mais qualificados, e acima de tudo, reservatórios.